quinta-feira, maio 31, 2007

"Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética."

"Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom."

"A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral)."

Estava assistindo a um capítulo do programa "O Aprendiz 4" e a tarefa dos grupos era realizar uma ação promocional para a Claro. Um deles teve a infeliz idéia de montar uma tenda em um local público sem autorização da prefeitura. Um dos integrantes do grupo teve uma atitude mais infeliz ainda: respondeu a um dos conselheiros do programa que estava no local que se caso algum fiscal aparecesse por lá ele oferecia R$ 100,00 como suborno.

Nunca vi tanta imbecilidade junta. Quando que o Roberto Justus Todo- Poderoso iria admitir uma atitude dessas? Nunca e com toda razão. Foi ridículo, fiquei com vergonha por eles. Conclusão: o chefe do grupo foi demitido por ter permitido esse despautério e o tal dos R$100,00 também.

Sempre enfatizo que o que falta no relacionamento entre as pessoas é "ética". Se cada um soubesse aonde termina o seu espaço e começa o do próximo, haveriam bem menos atritos.

Se cada um medisse o falar e se voltasse somente para sua vida já seria um bom começo.

Se todos nós entendêssemos que existem leis próprias em cada pessoa ou em cada estrutura a que pertencemos, as coisas seriam mais fáceis.

E nos relacionamentos interpessoais? Falta ética nas mães proprietárias dos filhos. Nos filhos que não honram a seus pais. Nos maridos que não respeitam as esposas e vice-versa.

Enfim, falta ética por aí.

Em tempo:Roberto Justus também é cultura!