quarta-feira, abril 18, 2007

Chutando as sandálias da humildade

Logo quando começei a namorar o meu marido saímos com um casal de amigos dele e ouvi uma frase que fez minha espinha gelar: "Não preciso de ninguém para nada." Isso mesmo, o cara disso isso em alto e bom tom. Passados quase quatro anos vi essa mesma pessoa ter um a queda significativa em sua vida e vir a precisar de muita gente.

Que ironia não? Pois é, nesse dia e, na minha mente, pedi a Deus que não ouvisse o que ele estava falando. Afinal, o meu respectivo pai foi autor de frase semelhante durante anos e também não teve um desfecho muito agradável em muitos momentos. Mas, o que mais me indigna, é como alguém acha que vai viver a vida sem jamais precisar da ajuda dos outros?

Defendo com unhas e dentes que temos que lutar por uma certa autonomia em nossas vidas. Isso nos faz crescer, amadurecer e criar uma grande responsabilidade. Quando me casei, decidi naquele momento, que teria uma casa para cuidar, um marido e futuros filhos. Isso é independência, não auto-suficiência. Bom, mas isso não quer dizer que creio que jamais vou precisar da ajuda das pessoas. Apenas, não contamos com os outros para o básico, diário, e sim para quando não formos capazes de agir sozinhos.

Também fico imensamente triste quando vejo pessoas torcendo para que as outras precisem delas, por pura vaidade. Poxa, o importante é saber que na hora da dificuldade temos as pessoas queridas por perto para pode contar. O resto é abuso ou comodidade.

Voltando ao tal "amigo", o pior de tudo é que essa mesma pessoa continua tão arrogante quanto antes. O que ele passou ainda não foi suficiente para fazê-lo aprender. Lamento informar que Deus vai mandar doses maiores, até ser o suficiente para ele enxergar que a sua "pseudo auto-suficiêcia" é apenas uma triste ilusão de seu ego inflamado.