A Revista Época da semana passada, cuja capa é a Raica de Oliveira, publicou na coluna "Sua Vida", escrita pela psicóloga Susan Andrews, um artigo intitulado "Como conviver com pessoas difíceis". Eis algumas das melhores partes .
"Todos nós, mais dias, menos dias, esbarramos em alguém que nos tira do sério. Uma pessoa realmente difícil. Não falo dos carrancudos usuais que cruzam nossos caminhos e depois desaparecem, como motoristas mal-humorados, vendedores cricris ou entregadores grosseiros. Refiro-me aos que nos enlouquecem, pisam em nosso calo, mas que não podemos ignorar, tampouco evitar, como colegas de trabalho, vizinhos ou parentes. Pode até ser que sejam personalidades do "Tipo A", que explodem sua raiva em nós. O psicanalistaEric Berne se refere ao jogo psicológico que ocorre com essas pessoas como "gritaria". Quando o discurso racional fracassa - o que geralmente acontece, pois afinal essa é uma pessoa difícil -, as vozes se elevam e o conflito se intensifica. Segundo Berne, há três possíveis desfechos para o jogo:
a) você sai do recinto e bate a porta;
b) a pessoa difícil sai e bate a porta;
c) ambas saem e batem a porta.
De qualquer modo, o jogo da "gritaria" sempre culmina com uma porta batendo.
Em vez te tentar mudar a outra pessoa, deveríamos ter cuidado para não entrar no jogo dela. Não interpretar a beligerância como um ataque pessoal e não entrar na reação " lutar-ou-fugir" que herdamos da vida animal.
O segredo para lidar com pessoas difíceis é não morder a isca da negatividade delas e deixar que elas mordam sua isca de um coração empático e cheio e amor."
Senhor, afasta de mim essas criaturas. As difíceis por si só, não necessariamente, até pq eu não sou nada fácil. Mas as negativas, por favor, urgentemente...
quinta-feira, julho 13, 2006
Pessoas difíceis
Postado por Sandro Dias às quinta-feira, julho 13, 2006
Semana que tocou
Alguns acontecimentos que mecheram comigo essa semana:
- o fato do Zidane correr o risco de perder o título de melhor da Copa por ter acertado aquela cabeçada certeira nos peitos do gigante tatuado da Itália. Tremenda injustiça! O cara ofendeu o careca. Isso não se faz. Tadinho, ele se descontrolou... Depois daquele chapéu que deu no Ronaldo, ele merece tudo!
- a libertação daquele garotinho de 6 anos que estava sequestrado há quase 2 meses. Chorei muito qd vi ele falando com a família ao telefone, dizendo que os amava e que estava tudo bem;
- a prisão dos 4 africanos que tentavam entrar no Brasil ilegalmente. Dois deles perderam seus irmãos durante a longa viagem de navio. Estavam em busca de uma vida melhor longe da miséria que assola a África;
- a falta de controle do governo de São Paulo mediante aos ataques dos criminosos. Acreditem, a Colômbia é aqui! Daqui a pouco os sequestros a autoridades vão começar;
- o início de uma novela descente. "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, já disse para que veio. Chegou para preencher o vazio da patética "Belíssima" e seu final medíocre. O cara apelou até para incesto. Maneco é o cara! Mais uma Helena para nos comover.
Postado por Sandro Dias às quinta-feira, julho 13, 2006
Assinar:
Postagens (Atom)